A realidade econômica e social do mundo não pode ser concebida atualmente sem as possibilidades que as tecnologias oferecem, em particular as chamadas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Cabe dizer que, graças a elas, as sociedades avançaram nos últimos 50 anos a uma velocidade extraordinariamente mais alta, em comparação a tudo o que aconteceu nos 500 anos anteriores, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo.
As facilidades que as TICs criaram para processar e transferir todo tipo de dados de forma cômoda, eficiente e segura – através de nossos computadores ou celulares e smartphones –geraram novos parâmetros na relação entre empresas e pessoas. As tecnologias valorizaram sobremaneira o indivíduo como nunca antes, dando-lhe grandes possibilidades de expressão – praticamente em nível mundial – bem como acesso ao que pode haver de melhor em termos de comunicação, trabalho, educação, saúde e lazer.
Como nos comunicamos
Com as TICs, qualquer indivíduo que tenha algo para dizer poderá fazê-lo. E para uma audiência quase infinita. Pessoas que nunca teriam meios para expressar-se além de seus círculos de convivência podem manifestar suas ideias, debatê-las com outros e chegar até mesmo a converter-se em um foco gerador de opinião respeitada sobre determinado assunto – valendo-se basicamente de um computador conectado à internet, em especial com banda larga.
Como consumimos
A facilidade de criação de comunidades virtuais na internet transfere um grande poder de negociação aos consumidores. Quanto mais pessoas quiserem comprar simultaneamente um mesmo produto ou serviço, menor será o preço da compra. Uma comunidade virtual, orientada ao turismo, pode agrupar pessoas interessadas, por exemplo, numa excursão a um determinado lugar, e negociar diretamente com a companhia de aviação, hotéis e outros fornecedores o preço e forma de pagamento dos serviços necessários para satisfazer a demanda da comunidade. Sem dúvida, as condições serão muito mais favoráveis do que uma compra individual em uma agência de viagens qualquer.
Coloquei apenas uma parte da materia, para ler a materia inteira acesse: http://idgnow.uol.com.br/blog/plural/2010/06/07/por-que-o-uso-das-novas-tecnologias-avanca-tao-rapidamente-na-sociedade/
Materia escrita por: Ricardo Santos
Professor e coordenador de Núcleo de Estudos de Marketing e Tecnologia da ESPM e executivo da Indústria de Informática Telecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário